Quem é Wagner Fisherman

Saiba um pouco mais sobre mim, minha trajetória de pescador amador a pescador esportivo e se tornando proprietário de loja de pesca.

Tags:

Capixaba nascido em Vitória capital do estado do Espírito Santo, desde pequeno viajava para passar minhas férias escolares na roça, além do contato com a natureza, minha maior diversão era pescar com vara de bambu utilizando bóia e anzol iscado com isca natural, desbravando pequenas lagoas atrás das traíras que era a espécie de peixe que eu conseguia pescar quando moleque. 

Nos anos 2000, com um pouco mais de idade e pelo fato de ter ido morar praticamente de frente para a de Praia de Camburi, a maior praia da capital do Estado, comecei frequenta-la e passei a observar os pescadores de praia (pesca de arremesso) que montavam suas varas, utilizando iscas naturais no seus anzóis, iscas que eles próprios desenterravam da areia da mesma praia, armavam suas cadeiras na areia, sentavam e ficavam aguardando o peixe bater no anzol.

Isso me inspirou a adquiri meu primeiro conjunto de pesca voltado para a prática do Surf Casting, nesse ponto foi o início de minhas atividades na pesca de praia, capturando as primeiras betaras, roncadores, cações viola, arraias e baiacus, na ocasião eu levava praticamente todos os peixes para casa orgulhoso de minhas conquistas.

Praia de Camburi com o Porto de Tubarão ao fundo.

Porém, nesse meio tempo, comecei a ter contado com revistas de pesca que exibiam em suas capas pescadores posando com grandes e coloridos exemplares de peixes que eu nem tinha conhecimento que existiam.

Ao pesquisar mais afundo, tomei conhecimento de que alguns daqueles peixes eram fisgados com iscas artificiais e fiquei intrigado de saber como eles conseguiam usar um item artificial, sem cheiro e sabor para ter sucesso em atrair e capturar aquela gama de peixes exibidos em suas fotos.

Ampliando minhas pesquisas esbarrei com alguns programas de pesca na TV, nesse momento realmente vi que era possível pescar utilizando iscas artificiais e que a brincadeira era mais ativa do que armar uma vara de pesca e ficar esperando sentado pela ação dos peixes.

Essa maneira de pescar meu deixou muito mais animado pelo fato de eu poder ir atrás dos peixes de forma mais ativa se comparado a forma quase que passiva da pescaria de praia.

Me vi desafiado a descobrir como aqueles pescadores das revistas conseguiam convencer um peixe atacar uma isca de mentira utilizando uma vara pequena, se comparado a vara de pesca de praia, sem quebrar e usando uma linha que na época eu julgava ser muito fina.

Nesse momento mergulhei de cabeça em tentar aprender como pescar com iscas artificiais, aos trancos e barrancos, sem um norte definido de como começar, qual equipamento comprar e o que comprar, o que tornou minha linha de aprendizado muito mais lenta e desafiadora.

Pouquíssimas pessoas pescavam com iscas artificiais na minha região, a maioria dos pescadores com quem eu conversava não acreditava que tais iscas funcionavam e eu tinha grande dificuldade para encontrá-las nas lojas de pesca de minha cidade e regiões mais próximas.

Comecei a garimpar em todas as lojas de Vitória equipamentos e suprimentos para ter mais material visando aumentar o êxito de minhas pescarias, na época a internet ainda era um deserto de informação sobre o esporte e praticamente não existiam lojas na internet de venda de produtos para pesca.

Robalo na costeira com isca tipo twitch bait

Diante do sucesso de minhas capturas, me sentindo um lobo solitário praticando uma modalidade de pesca que caia na descrença de muitos, inclusive das lojas de pesca da região que focavam em sua maioria na venda de equipamentos pesca de praia, mergulho, caça, cutelaria, no comércio de rede e tarrafas.

Robalo Flecha na costeira com isca tipo Stick
Robalo Peva na costeira com isca tipo meia-água

Nesse momento ví a oportunidade bem na minha frente, decidi então abrir minha própria loja de pesca, a Vix Pesca, no início comercializando materiais para pesca esportiva e mergulho, mas depois de 1 ano e após sua ampliação, passei a focar somente na pesca de produtos para pesca esportiva.

Comecei a fazer sucesso no estado ao oferecer maior variedade de iscas, compartilhar meu conhecimento junto aos clientes que começaram também a acreditar na modalidade de pesca com iscas artificiais e no uso de carretilhas de perfil baixo, visto que, a maioria dos pescadores estavam habituados ao uso do molinete por estarem migrando da pesca de praia para pesca com iscas artificiais.

Um ponto alto da Vix Pesca foi de abraçar o início da pesca de caiaque no estado, passando a comercializar os primeiros modelos de caiaques voltados para pesca, nesse momento também virei adepto desse tipo de pescaria por causa praticidade, baixo custo da embarcação, sem ter necessidade de espaço para armazenamento se comparado aos barcos de pesca.

Pesca de robalo com caiaque no Rio Piraqueaçu

Por um longo tempo fui um dos maiores vendedores de caiaques de pesca e iscas artificiais de meu estado, juntamente com o auxílio dos funcionários que contratei que também eram pescadores, que era um grande diferencial se comparado com a concorrência que contratava somente vendedores.

Aproveitando mais uma oportunidade da chegada de internet mais rápida, dos smartphones e redes sociais, decidi lançar no mercado a Vix Pesca loja virtual que ampliou meu horizonte de vendas e passei a alcançar clientes de diversos pontos do interior do estado e de todos os cantos do Brasil.

Com a divulgação mais ampla de minha loja oriunda das vendas pela internet, consegui ampliar meus contatos junto a novos fornecedores e empresas de turismo de pesca, nesse momento comecei a montar grupos para pescarias de tucunaré nas represas de Goiás e em diversos rios da região Amazônica.

A partir desse momento, além do conhecimento da pesca de peixes esportivos de água salgada, eu passei a ampliar minhas habilidades na pesca de grandes e esportivos peixes de água doce utilizando iscas artificiais.

Toda essa jornada me levou a correr ainda mais em ampliar meus conhecimentos, tanto comercial quanto pessoal, visitando diversas feiras de pesca no Brasil e no também no Exterior, trocando idéias e absorvendo informações daqueles pescadores das capas de revista eu eu costumava ler.

A pesca esportiva com iscas artificiais foi uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida, tenho orgulho de ter sido exemplo para muitos na prática do pesque e solte, de ter ensinado e iniciado muitas pessoas nessa modalidade de pesca, além de ter sido uns dos primeiros adeptos do estado na pesca de caiaque.

Pescar com iscas artificiais é um esporte, exige muito treino, observação, estudo, análise de informações, esforço e como toda modalidade esportiva, exige muita prática. A diferença é que ao invés de se competir contra uma pessoa, a gente compete com um peixe e que depois de sua soltura as duas partes saem ganhando.

Espero que minha história seja inspiração para muitos que estão começando na pesca esportiva e pensam abrir seu próprio negócio relacionado a esse esporte.

Continue acompanhando as postagens do site para saber sobre as novas fases de minha vida na pesca esportiva.


Saiba mais o porquê eu criei este site lendo o post: Olá Pescador.

Compartilhe
Deixe seu comentário, pergunta ou opinião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *